Perguntas frequentes

O pedido deverá ser enviado por e-mail ( publiforce@gmail.com ).

Indique as especificações do trabalho.

Deverão ser mencionadas as medidas, material a utilizar e deverá ser anexado o ficheiro da arte final para o controlo prévio de qualidade.

Deverá também enviar o seu contacto para esclarecimento de dúvidas caso elas existam.

Os ficheiros deverão vir preferencialmente em pdf ou tiff ao tamanho real a 150 dpis.


No caso de ser um ficheiro muito grande poderá vir com 50% do tamanho e com 300 dpis.

Se tiver um designer gráfico na vossa equipe estes são os cuidados a ter no envio de um ficheiro para produção.

Margens e Bleed

A Publiforce aconselha aplicar um bleed entre 2 a 4 mm. A margem de segurança ou bleed, representa a “zona segura” onde se podem aplicar os elementos gráficos e texto. Configurar correctamente a margem de segurança é, na verdade, um processo muito simples, basta que crie um rectângulo de “segurança” centrado no interior da área de trabalho. Esse rectângulo com cerca de 2 a 3 mm que se estende para dentro da borda do produto final. Os únicos elementos que devem se estender além do rectângulo de “segurança” são os elementos de preenchimento do background.

Converter texto em curvas

Se a arte final não foi desenvolvida correctamente, pode correr o risco de tornar o texto ilegível ou até mesmo haver uma substituição da fonte, o que pode resultar em uma mudança drástica na aparência do arquivo. Felizmente, existe uma forma simples de evitar esse problema, basta converter todo o texto em contornos vetoriais, tornando-as portáveis e independentes das fontes instaladas no seu computador. Converter o texto em curvas antes de enviar para impressão é muito fácil e poupa tempo. Basta seleccionar todo o texto do documento, e criar contornos. As etapas exatas variam um pouco entre software, mas a sua maioria, se não todos, têm esse recurso. Não se esqueça de converter sempre todo o texto em curvas!

Escolher o perfil de cor

Saber qual utilizar é de extrema importância antes de enviar o arquivo para impressão ( arte final ) para uma gráfica. O CMYK é baseado em um processo de cores envolvendo as cores: Ciano, Magenta, Amarelo e o Preto, utilizada nas gráficas e empresas de impressão. Pelo contrário, o RGB uma “propriedade aditiva” é composto por Vermelho, Verde e Azul, utilizada para telas como telefones, televisões, monitores de computador, etc

Antes de avançar com o trabalho poderá ver as provas necessárias até que se sinta confiante com o resultado final.

Sim, temos especialista em design gráfico no nosso escritório que é responsável pelo check-up de pré-impressão e também pode ajudar na criação do design que você precisa.

Contacte-Nos

Ao continuar a usar nosso website, você concorda com o processamento de cookies que garantem o correto funcionamento do website. Graças a cookies, melhoramos o site e os serviços.